O escrutínio do sistema fiscal está aumentando. Os avanços tecnológicos do governo tornaram muito mais assertivo o processamento de dados em busca de possíveis erros. Não importa o tamanho ou setor do negócio, todas as entidades devem manter escrituração financeira regular, com exceção do microempreendedor individual.
Diante de uma estrutura legal complicada e em constante mudança, uma gestão eficaz é crucial para garantir que as empresas permaneçam em conformidade e não se esqueçam de pagar seus impostos ou o façam excessivamente.
Inúmeros erros e inconsistências são frequentemente descobertos pelos fiscos federal, estadual e municipal, e isso pode levar a consultas diversas, que trarão as preocupações financeiras das empresas, bem como as ações digitais, por meio da simples leitura e comparação das informações disponíveis.
O escrutínio do sistema fiscal está aumentando. Os avanços tecnológicos do governo tornaram a trituração de dados muito mais assertiva, analisando 100% dos dados praticamente em tempo real em busca de possíveis erros.
Sem o devido controle sobre as informações financeiras e contratuais, os prejuízos são inevitáveis. Os seguintes erros estão entre os que mais chamam a atenção do Fisco:
1 – Omissão de receitas
Omitir receitas é não emitir documentos fiscais ou não realizar escrituração contábil ou fiscal das receitas auferidas por uma empresa, acarretando redução da base de cálculo dos tributos e, por consequência, redução do montante a ser recolhido.
Adicionalmente, de acordo com o RIR (Regulamento do Imposto sobre a Renda e Proventos de Qualquer Natureza), as indicações em talões de cheques, a falta de documentação de pagamentos efetuados e a manutenção de obrigações já pagas ou cuja exigibilidade tenha sido não foram estabelecidas são todas as hipóteses de que um recibo foi perdido.
2 – Transações financeiras incompatíveis
O governo tem acesso às transações financeiras e dados de vendas por meio de cartões de crédito e débito. O supercomputador “Hal” do Banco Central verifica e monitora continuamente todas as transações bancárias das instituições financeiras do país.
Para se ter uma ideia, o “Hal” criou cerca de 150 milhões de massas em apenas quatro dias de operação, um para cada correntista de cada país, atribuindo as operações realizadas por cada conta aos titulares e seus respectivos procuradores.
Isso significa que o Fisco pode comparar os recebimentos informados pelas empresas com os valores creditados em suas contas bancárias ou recebidos por meio de cartões de crédito/débito para determinar se as fontes dos recursos são comprovadas por documentação válida e legítima.
3 – Inconsistências no Registro de Inventário
As inconsistências no Cadastro de Estoques são uma rica fonte de informações para a fiscalização, que é capaz de realizar uma avaliação quantitativa e financeira dos mercados que a empresa movimentou durante o período relevante utilizando informações do Documentos da EFD ICMS/IPI, bem como de notas fiscais eletrônicas próprias e de terceiros.
Problemas no fluxo das transações mercantis, como omissões de entradas ou vendas, presença de mercadorias com saldo negativo ou discrepâncias entre preços declarados e reais de venda, podem resultar em penalidades severas e comprometer a estabilidade financeira da empresa.
4 – Erros na apuração
Arrecadação é o processo de calcular e recolher com precisão todos os impostos, taxas e contribuições devidas de acordo com o regime de tributação estatutário da organização, como Lucro Real, Lucro Presumido ou Simples Nacional.
Muitas vezes acontece que o sistema tributário do país é extremamente complicado e cheio de detalhes, fazendo com que os departamentos financeiros cometam frequentemente erros como deixar de usar os créditos tributários ou usá-los de forma inadequada, usar alíquotas e bases de cálculo errôneas ou usar classificações e leis desatualizadas.
5 – Declarações acessórias inconsistentes
Raramente o Fisco processa empresas por ocultação de informações. De acordo com a lei, a auditoria eletrônica é feita eletronicamente e é acionada por declarações da empresa. OSPED (Sistema Público de Escrituração Digital) é um projeto nacional que integra dados nos níveis federal, estadual e municipal.
Ele faz isso construindo uma base de dados sem precedentes que permite a análise em tempo real e o cruzamento de dados de informações financeiras e transacionais. Qualquer erro cometido por uma empresa diante de tal exposição, intencional ou não, acarreta o risco de execução pelas autoridades financeiras.
É fundamental estar atento às obrigações necessárias, e a garantia de que se está agindo com total coerência só pode vir de uma sobreposição impecável de dados e números.
Conclusão
Muitas empresas que enfrentam problemas de fluxo de caixa ainda optam por financiar suas operações acumulando impostos, diferindo obrigações fiscais ou realizando manobras de planejamento relacionadas a impostos que envolvem alto risco.
Hoje, acontece que essas medidas não resolvem os problemas, principalmente diante do extenso arsenal de arrecadação de impostos do governo. Assim, de um lado, há empresários que insistem em administrar seus negócios de forma admiravelmente amadora, e, de outro, há o Fisco, uma organização profissional e competente pronta para auditar.
É uma luta pessoal, e não é difícil prever como essa história vai acabar.
Um crescimento sólido e seguro exige o cumprimento das normas financeiras e contábeis. A chegada de um evento fiscal imprevisto tem o potencial de colocar qualquer plano em risco.
É preciso contar com ferramentas de auditoria digital, que diminuem a possibilidade de erros no âmbito tributário, para certificar que os processos internos estão em conformidade com os requisitos legais. Por outro lado, empregar ferramentas tecnológicas é uma escolha estratégica e também uma necessidade.
Convivemos com uma carga tributária significativa que tem um impacto significativo no orçamento de qualquer organização, portanto, as empresas que não se prepararem para isso podem encontrar dificuldades para conduzir seus negócios com sucesso.
Erros de contabilidade financeira têm repercussões significativas na empresa e podem até mesmo colocar todo o negócio em risco.