Quais são os livros fiscais e qual sua importância

Para organizar e auditar todos os registros de entradas e saídas da empresa, são utilizados os livros fiscais. Um dos princípios fundamentais de uma organização é ter sua contabilidade organizada e em conformidade com a lei. Também é crucial entender toda a documentação fiscal. Bom, e é crucial incluir os livros fiscais se você quiser que isso aconteça.

Como resultado, ter todos os livros fiscais atualizados e em ordem auxilia na gestão e ajuda a evitar uma série de problemas.

Quais são os Livros Fiscais?

Livros fiscais são relatórios responsáveis pela apresentação de registros financeiros de transações, vendas, serviços, investigações fiscais e controle de aterros, entre outros.

Eles são exigidos pelos órgãos fiscais municipais, estaduais e federais, e por meio deles é possível obter todas as informações financeiras da organização.

Assim, a exigência do relatório financeiro de uma empresa dependerá do sistema de tributação escolhido. Entre os livros fiscais estão:

Livro de Movimentaço de Combustvel (LMC), Controle de ICMS do Ativo Permanente (CIAP), Registro de Entradas, Registro de Sadas, Registro de Controle da Produção e do Estoque, Registro de Impresso de Documentos Fiscais, Registro de Inventário, Registro de Apuraço de ICMS.

O que cada livro fiscal cobre?

Os livros fiscais exigidos pelo Fisco variam de acordo com o enquadramento da empresa. Veja alguns livros financeiros necessários e sua função:

Registro de entradas: Neste livro, é registrada a elaboração de documentos financeiros relacionados à entrada de mercadorias. Bem como bens e serviços. Este livro é leitura obrigatória para empresas que contribuem com o ICMS.

O Registro de Sadas, livro no qual são divulgadas as vendas de mercadorias do estabelecimento.

Registro De Controle E Produção De Estoque – O livro destina-se à escrituração dos documentos fiscais e dos documentos de uso interno do estabelecimento, correspondente às entradas e às saídas, à produção, bem como às remessas referentes aos estoques de mercadoria.

O livro “Registro de impresso de documentos fiscais” contém todos os documentos que a empresa imprimiu.

Quando a empresa está levantando seu estoque, as datas de lançamento de todas as mercadorias são listadas no registro de estoque.

O Cadastro Fiscal do ICMS é onde são registrados os valores financeiros e monetários das operações envolvendo o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços.

Livro de Movimentação de Combustíveis – Entre as suas características estão: ser apreciado diariamente, ter no mínimo 100 páginas; os campos do LMC podem ser redimensionados, podem ser utilizados o formulário contínuo em substituição ao LMC, devem ser autenticados pela Secretaria da Fazenda e não podem conter emendas ou rasuras.

Distribuição de Livros

Os livros fiscais poderiam ser distribuídos. Seja no todo ou em parte, pela entidade tributária do contexto fiscal do estabelecimento do contribuinte. Mas apenas enquanto estiverem dentro dos limites de seus respectivos concursos. Ou seja, o empresário pessoa física com faturamento bruto anual de até R$ 36.000,00 está isento da obrigatoriedade de escrituração contábil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *