O que é necessário para abrir um negócio?

O que é necessário para abrir um negócio?

Muitas pessoas têm o objetivo de abrir um negócio, mas não têm certeza de como fazê-lo e do que é necessário para realizar seus sonhos. Na verdade, abrir um negócio no Brasil não é uma tarefa fácil. Em média, leva-se 5 dias para concluir uma tarefa nas melhores categorias, ao custo de R$ 2.038,00. O tempo pode até ser consideravelmente maior para negócios mais complexos.

Se você deseja iniciar um negócio, mas não sabe como, este artigo é para você. Leia o artigo para saber como tirar sua empresa dos holofotes.

Prepare o plano de negócios da sua empresa

O primeiro passo antes de abrir um negócio é dar tudo de si. Este é o estágio mais excitante porque nos permite ter fantasias vívidas sobre o tipo de negócio que queremos lançar e administrar.

O objetivo desta primeira etapa é fazer a melhor determinação possível do tipo de negócio que você terá. Assim, será possível determinar quais documentos são necessários, o que você deve fazer e muito mais. Se você decidir mudar de ideia depois, não se preocupe. Esta etapa é necessária apenas para que possamos começar a planejar a abertura da empresa.

Apresentar os documentos necessários para abrir uma empresa

É importante estabelecer seu futuro negócio perante as autoridades apropriadas antes de começar a trabalhar nele. Para abrir um negócio no Brasil, será necessário reunir alguns documentos.

Estão inclusos neste pacote seus documentos de identificação (RG, CPF, comprovante de residência, certidão de nascimento), bem como contrato social. Este contrato serve como uma espécie de certidão de nascimento da empresa. Lá será mencionado quem é o dono da empresa, qual é o seu capital, qual é o seu objetivo, como ela funcionará, qual será o sistema de tributação e muito mais.

No entanto, não se preocupe com o contrato social agora. Concentre-se em organizar seus documentos. Depois disso, prossiga para o próximo ponto.

Adquira a infraestrutura necessária para lançar uma empresa

A parte administrativa de abrir um negócio leva muito tempo. No entanto, isso não significa que você deva esperar para começar a parte prática real da coisa. Portanto, monte a infraestrutura necessária para lançar seu negócio o quanto antes.

Na verdade, você precisará comprar ou alugar um espaço comercial ou industrial para o seu negócio e equipamentos suficientes para começar a funcionar o mais rápido possível.

Contrate um contador ou um consultor financeiro

A contratação de assistência é o próximo passo para iniciar um negócio. Mais especificamente, o aconselhamento de um contabilista certificado ou de uma empresa de contabilidade especializada. Existe uma maneira de começar um negócio sem essa ajuda? Sim, mas levará mais tempo e terá uma chance maior de erro.

Um contador consultor vai te ajudar a fechar seu negócio com muito mais rapidez, pois saberá exatamente como proceder. Além disso, poderá auxiliar na resolução de determinadas burocracias, como elaboração do contrato social, escolha do regime tributário adequado, determinação da necessidade ou não de alvarás (da MP de Liberação Econômica; não é exigido para algumas empresas), e muito mais.

Portanto, contratar uma empresa de contabilidade facilita muito o início de um negócio, simplificando o processo e permitindo que você se concentre em outras coisas, como comprar suprimentos ou contratar mão de obra.

Registre sua empresa nos órgãos competentes

Se você ainda não contratou um contador, saiba que precisará registrar manualmente sua empresa junto a todas as autoridades competentes. Fazer o contrato social, que servirá para criar todos os demais cadastros de listas, é o primeiro passo.

Depois disso, cadastre-se na Junta Comercial do seu estado. Essa etapa é necessária para todas as empresas e vem antes mesmo de você receber um CNPJ.

Alguns estados permitem que você conclua esse registro e a inscrição estadual ao mesmo tempo. Todas as empresas que atuam nos ramos de comunicação, energia, comércio, indústria ou serviços de transporte intermunicipal e intra-estadual devem preencher este formulário.

Dependendo do ramo de atuação, pode ser necessário obter licenças ambientais, autorizações sanitárias, certificados de cumprimento de normas de segurança e até aprovações funcionais específicas.

Você vê como há uma quantidade enorme de trabalho em termos de burocracia? Isso facilita muito a contratação de um consultor para concluir todo esse trabalho para você.

Contrate funcionários, localize fornecedores e comece a trabalhar

Você receberá autorização para começar a operar assim que todos os registros forem concluídos. Feito isso, é só botar a mão na massa e começar a contratar funcionários e comprar seguros de fornecedores.

Em seguida, produza seus primeiros bens ou serviços e comece a tentar vendê-los no mercado, seja para o público em geral ou para outras empresas.

Você sabia como abrir um negócio? O procedimento é burocrático sim, mas fica bem mais simples se você tiver assistência especializada. Isso permitirá uma redução no tempo e um aumento na produtividade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *