Emissão de nota fiscal – Saiba como e por que emitir

Emissão de nota fiscal - Saiba como e por que emitir

Você deve ter ouvido falar que é sua responsabilidade como empresário recolher seus impostos e fazer uma declaração de lucros. Mas você já parou para pensar no que aconteceria se você não declarasse o imposto de renda? Em alguns casos, deixar de emitir nota fiscal pode ser considerado crime! Então, fique atento!

A verdade é que essa é uma dúvida comum, principalmente entre quem está iniciando um novo projeto ou que ainda não possui uma alta fatura.

Porém, vale ressaltar que as transações de venda são formalizadas por meio de nota fiscal, que é um documento obrigatório.

A vantagem é que já existe um modelo eletrônico, que modernizou o processo e reduziu custos com papel, espaço para armazenamento e gráficos.

Hoje, muitos tipos de notas fiscais podem ser emitidos de forma totalmente online e automática.

O objetivo do arquivo digital é desburocratizar e aumentar a fiscalização das empresas, evitando assim o termo “sonegação fiscal”.

Quer saber como isso afeta o seu negócio? Acompanhe enquanto falamos sobre isso neste post!

É crime não emitir nota fiscal?

A resposta é sim! Quando exigida, a não entrega das declarações fiscais é considerada infração à lei, podendo o responsável ser processado!

A não lavratura de autuação é crime previsto na Lei 8.137, que dispõe em seu primeiro inciso, inciso V:

Arte. 1° criminaliza a sonegação ou redução de tributos, contribuições sociais e outras, pelas seguintes condutas: […] V – recusar ou deixar de fornecer, quando exigido, nota fiscal ou documento equivalente referente à venda de mercadorias ou prestação de serviços, ou fornecê-la em desacordo com a lei.

O crime é descrito como a conhecida sonegação fiscal, prevista na Lei 4.729/1965:

“Fazer declaração falsa ou omitir, total ou parcialmente, informações que devam ser prestadas a agentes de entidades de direito público com o intuito de isentar-se, total ou parcialmente, do pagamento de tributos, taxas e quaisquer encargos adicionais impostos por lei .”

Como resultado, se você não declarar corretamente seu imposto de renda como produtor, coprodutor ou afiliado, a Receita Federal e o governo (Sefaz ou prefeitura) não poderão validar seus dados.

Isso significa que você está negligenciando seus lucros, o que pode causar sérios problemas para o seu negócio.

O que acontece se você não emitir nota fiscal?

As penalidades podem incluir multa de 10% a 100% do valor de cada NFe, além de reclusão de 6 meses a 2 anos para quem deixar de declarar o imposto de renda.

As penalidades variam de acordo com a gravidade das omissões.

Vale ressaltar que a nota fiscal é o chamado gerador do imposto, ou seja, o documento que dá origem ao imposto que você deve pagar.

Como resultado, se você não declarar imposto de renda, inserir um valor incorreto ou omitir qualquer tipo de informação, será obrigado a pagar um imposto.

É importante observar que a fiscalização pode levar até 5 anos, por isso é fundamental que você mantenha os arquivos XML em mãos caso a Receita Federal os solicite.

Qual a importância de uma nota fiscal?

O Fisco fiscaliza as empresas e recolhe os impostos sobre cada operação por meio de um aviso fiscal, e a Receita Federal certifica que os impostos foram recolhidos.

Com isso, quem deixa de declarar o imposto de renda (quando exigido) está infringindo a lei, o que é obviamente ilegal e pode resultar em severas penalidades, incluindo multas e até prisão, como visto anteriormente.

É necessário informar que seu cliente tem o direito de solicitar a documentação fiscal sempre que fizer uma compra.

Mesmo que não cobre, o documento serve como prova da venda, conferindo legitimidade jurídica e fiscal à transação comercial.

A NFe também é importante para garantir a qualidade do serviço ou produto adquirido; com ele, o cliente pode, por exemplo, solicitar a devolução do dinheiro investido.

O que preciso fazer para emitir nota fiscal eletrônica?

Para emitir suas notas fiscais eletrônicas, você deve preencher a opção junto à SEFAZ e obter um certificado digital para seu CNPJ.

Porém, não basta apenas gerar a NF-e; você também deve saber o tipo de nota fiscal a ser emitida, o valor e as exigências do prefeito ou da Sefaz (Secretaria da Fazenda).

Vale ressaltar que a Sefaz de cada estado disponibiliza gratuitamente um software emissor de extratos eletrônicos de finanças.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *