Abrir uma conta no MEI (Microempreendedor Individual) pode ser uma ótima opção para quem está começando a montar seu próprio negócio e vender seus produtos. Este programa do governo ajuda a formalizar as atividades de empreiteiros independentes e pequenas empresas. Neste artigo, abordaremos as principais preocupações que os empreendedores têm na hora de abrir um MEI em 2022. Confira!
O que é ser MEI em 2022?
Na prática, ser Microempreendedor Individual implica possuir CNPJ e fazer contribuições mensais para a categoria para ter direito aos benefícios do MEI como:
- Envio de notas financeiras;
- Contratação de trabalhador registrado por salário mínimo;
- Fazer uma doação para a aposentada;
- Pagando apenas um imposto mensal.
Sem burocracias significativas, o empreendedor do MEI também pode iniciar o procedimento de cancelamento do MEI conforme necessário.
Vantagens para abertura de MEI: benefícios para o empresário
Para formalizar o negócio, o empresário individual abre um MEI e ganha uma série de vantagens que não tinha no cenário não oficial.
Assim como qualquer empregado cadastrado no sistema CLT, o MEI também tem direito a certos benefícios de condição pré-existente, incluindo:
Auxílio-doença: solicitado através do INSS/Previdência para MEI impossibilitado de exercer suas funções por motivo de doença;
Salário-Maternidade: Benefício pago diretamente pelo INSS; a inscrição pode ser feita pelo site da Previdência Social;
Contribuir para o sistema de Previdência Social garantirá a aposentadoria.
Quanto custará lançar um MEI em 2022?
Existem alguns requisitos de elegibilidade para ser microempreendedor, porém não há custos de abertura ou taxas de registro de empresas, conforme a Lei Complementar 123/206.
Por ser filiado ao Simples Nacional, o MEI não só realiza o cadastro por carência, como também está isento de tributos federais como Imposto de Renda, PIS, Cofins, IPI e CSLL.
Instruções simples: passo a passo sobre como abrir um MEI gratuito
Passos simples são dados para iniciar o MEI:
Acesse a página do Portal gov.br e selecione os botões “Quero ser eu” e “Formalizar-se”.
A plataforma solicitará seu CPF e sua senha de cadastro no Portal.
Agora é necessário autorizar o Portal do Empreendedor a utilizar os dados pessoais na área de utilizador da REDESIM.
Informe o número do recibo da última declaração de imposto de renda ou título de candidato à eleição. Se você é estrangeiro, deve declarar sua nacionalidade e fornecer informações de identificação civil em documentos como:
- Documento Provisório do Registo Nacional de Migração;
- o Cartão de Registo Nacional de Migração;
- Protocolo para Solicitação de Referência.
Basta preencher as declarações de formalização e concluir o registro como MEI.
Documentos necessários para abrir um MEI
Para completar o registro, você deve ter uma das seguintes opções em sua posse:
- Certificado digital;
- Acesso a operações bancárias via Internet
- Consultar o Banco Brasileiro;
- Validação simples no app Meu gov.br;
- CPF.
Lista de atividades MEI que serão permitidas em 2022
O MEI pode se enquadrar em até 16 atividades diferentes que são permitidas em seu CNPJ. Uma delas deve continuar sendo a atividade primária, enquanto as demais podem ser classificadas como atividades secundárias.
Existem cerca de 466 atividades que podem ser MEI. Elas podem ser visualizadas na página de atividades permitidas do Portal do Empreendedor.
O que deve ser feito após a abertura do MEI? Dúvidas sobre os direitos e obrigações do MEI?
Agora que você é membro da categoria Microempreendedor Individual, sua empresa está oficialmente registrada no governo, permitindo que você opere legalmente e se beneficie dos benefícios.
Basta ficar de olho nas obrigações financeiras do MEI, como, por exemplo:
– faturam até R$ 81 mil por ano;
– o CPF do empresário não está autorizado a participar de outro negócio, seja como proprietário ou como acionista.
– pagando DAS MEI regularmente;
– elaboração da Declaração Nacional Anual do Simples (DASN-SIMEI), que é uma apresentação do desempenho do Microempreendedor Individual no ano anterior.
Assim que o MEI tiver o CNPJ em sua posse, ele poderá precisar de um Certificado Digital para MEI para facilitar as transações diárias, bem como um contrato social com o MEI.
MEI deve emitir nota fiscal?
Somente se o cliente final for uma organização ou empresa, o MEI é obrigado a emitir uma Nota Fiscal MEI.
De acordo com a legislação brasileira, o MEI só precisa emitir Nota Fiscal ao vender ou prestar serviços jurídicos a pessoas físicas.
O MEI pode funcionar sem um motor?
Sim. O OMEI não precisa de alvara porque acaba de adotar um termo de responsabilidade e ciência com o intuito de acabar com a necessidade de alvara para licença funcional. O documento foi divulgado, para que o empresário possa começar a trabalhar sem preocupações.
Qual é o limite máximo de peso do MEI?
Para se qualificar como Microempreendedor Individual, é preciso ter faturamento anual de pelo menos R$ 130 milhões. Caso ultrapasse este limite, existem outras categorias, como Microempresas e Pequenas Empresas (EPP), que possuem um limite superior para faturação.
MEI precisa de um contador?
Embora não seja exigido por lei, é sempre aconselhável ter um controlador para auxiliar nas obrigações e resolver quaisquer disputas relacionadas a pagamentos financeiros para o negócio.
O MEI pode ter funcionários?
Sim. Todo MEI tem o direito de contratar funcionários que recebam não menos que seu salário mínimo atual ou o salário padrão do setor.
Tenho um cartão completo, posso iniciar um MEI?
Não há restrições para o empregado CLT que deseja auferir renda adicional por meio do MEI.
Se eu abrir um MEI, terei seguro desemprego?
Em caso de demissão sem justa causa, qualquer titular de cartão que também tenha MEI não tem direito a receber seguro-desemprego.
Conclusão
Como vimos no artigo, é possível abrir um MEI gratuitamente e sem complicações. Assim que a transação for formalizada, o empresário pode começar a usufruir de seus benefícios e a realizar todas as suas transações de forma legal, cumprindo suas obrigações. É um passo significativo para a expansão do negócio.
A Executivos BR é um escritório de contabilidade que já ajudou diversas empresas a se estruturarem contabilmente. Conte com nossa equipe para apoiar em qualquer processo do seu negócio!